A inocência no olhar de uma criança.

A inocência no olhar de uma criança.
As infinitas possibilidades em seu sorriso.

Tudo no Universo possui dois lados.

Tudo no Universo possui dois lados.
Bem/Mal,Feio/Belo,Sol/Chuva,Meninos/Meninas....Aceitem

14 de mai. de 2010

Os gregos chamavam práxis à ação de levar a cabo alguma coisa; também serve para designar a ação moral; significa ainda o conjunto de ações que o homem pode realizar e, neste sentido, a práxis se contrapõe à teoria.

No marxismo significa união dialética da teoria e da prática.

O que é a PRÁXIS ?

O pensamento tradicional nos ensina que os pensamentos e os sentimentos dirigem nosso comportamento, e isso é verdade. Nossos pensamentos, sentimentos, crenças – nossos paradigmas – exercem de fato grande influência sobre nosso comportamento. A práxis ensina que o oposto também é verdadeiro.
Nosso comportamento também influencia nossos pensamentos e nossos sentimentos. Quando nos comprometemos a concentrar atenção, tempo, esforço e outros recursos em alguém ou algo durante um certo tempo, começamos a desenvolver sentimentos pelo objeto de nossa atenção, ou, em outras palavras, nos tornamos “ligados” a ele.Ficamos presos a quem prestamos atenção, com quem passamos tempo ou a quem servimos.
A práxis também trabalha na direção oposta. Em tempo de guerra, por exemplo, os países muitas vezes desumanizam o inimigo. Nós os chamamos de “soldados alemães” ou “asiáticos”, porque assim os desumanizamos, o que torna mais fácil justificar matá-los. A práxis também ensina que, se não gostamos de uma pessoa e a destratamos, vamos odiá-la ainda mais.
- Deixe-me ver se compreendo, Simeão. A práxis diz que , se me comprometo a amar uma pessoa e a me doar a quem sirvo, e sintonizo minhas ações e comportamentos com esse compromisso, com o tempo passarei a ter sentimentos positivos em relação a essa pessoa ?.
- Exatamente, John.

Do livro “ O monge e o executivo”

Conscientização; você sabe o que é?

Hoje aprendi o significado real de Conscientização, segundo Paulo Freire.
Conscientização é assumir seus atos, sejam eles bons ou maus. Não apenas reconhecê-los, mas refletir e agir.
A história e cultura se cria através da ação exercida pelo homem, ele é o único ser vivo capaz de criar sua história da maneira que lhe satisfaz.
A conscientização é individual e espontânea, cada indíviduo deve se conscientizar do seu verdadeiro EU, através da práxis - ação e reflexão.
A prática da Práxis é fundamental para a evolução humana; o auto conhecimento nos faz refletir e mudar ou criar novos hábitos e conceitos. Criando uma nova geração de seres que pensam.
Paulo Freire diz:: no ato mesmo de responder aos desafios que lhe apresenta seu contexto de vida, o homem se cria, se realiza como sujeito, porque esta resposta exige dele reflexão, crítica, invenção, eleição, decisão, organização, ação,... 
É a luta para se descobrir a si próprio, interrogando-se e buscando respostas aos seus desejos e observações.
A Práxis deveria se tornar uma Disciplina Escolar, iniciada no Ensino Infantil.
Adotem esta idéia se analisem, reflitam sobre seus acertos e erros.

Meu nome é Mulher

No princípio eu era EvaNacsida para felicidade de AdãoE meu paraíso tornou-se trevasPorque ousei libertaçãoMais tarde fui MariaMeu pecado redimiriaDando a luz aquele que traria a salvaçãoMas isso não bastariaPara eu encontrar perdãoPassei a ser AméliaA mulher de verdadePara sociedadeNão tinha a menor vaidadeMas sonhava com a igualdadeMuito tempo depois decidi:Não dá mais !Quero minha igualdadeTenho meus ideais !Hoje não sou esposa ou filhaSou pai, mãe, arrimo de famíliaSou caminhoneira, taxista, piloto de aviãoPolicial feminina, operação em construçãoAo mundo peço licençaPara atuar onde quiserMeu sobrenome é COMPETÊNCIA. O meu nome é MULHER !!!

Seção Naftalina